O homen foi a lua ?

O fato ocorrido 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 realmente aconteceu ?

Milhares de espectadores estão com os olhos fixados na televisão. Mas aquelas imagens, que se tornaram históricas, seriam de fato verdadeiras?

O céu sem estrelas, as sombras convergentes que aparecem em algumas fotos, a bandeira tremulando num ambiente sem vento, a pegada perfeita da bota de Armstrong e a falta de uma cratera após a aterrissagem do módulo espacial são algumas das “anomalias” apontadas por Kaysing e repetidas por seus discípulos, entre eles Ralph Rene.

As imagens em preto e branco do primeiro astronauta andando na lua para muitos é mais uma superprodução hollywoodiana.

Na longametragem de ficção científica “Capricórnio Um” (1978), o cineasta Peter Hyams mostra a Nasa forjando uma missão e obrigando astronautas a serem cúmplices da farsa montada em torno de uma viagem espacial a marte .

Mas foi o programa “Conspiracy Theory: Did We Land on the Moon? (”Teoria de Conspiração: Nós Aterrissamos na Lua?”), exibido pela “Fox” em 2001, que trouxe novamente polêmica e a fez ser muito debatida em milhares de sites na internet.

Um ano depois, o documentário de ficção “Opération Lune”, produzido por William Karel, jogou mais lenha na fogueira.

Com imagens de arquivo reais tiradas de seu contexto original e misturando habilmente informações verdadeiras e falsas, Karel analisou de forma paródica a ipótese de que Nixon armou uma complexa trama para fazer o mundo acreditar que o “Apolo 11″ aterrissou na Lua.

Neste documentário, em que a viúva Stanley Kubrick dá um depoimento, dizendo que o diretor americano foi convidado por Nixon para criar a farsa do homem caminhando na superfície lunar.

O curioso é que, apesar de o fim do filme deixar claro o caráter fictício dos argumentos, muitos espectadores acabaram convencidos do contrário.

E não adiantou nada os cientistas, técnicos e interessados na história da exploração do espaço terem refutado, os “conspiradores” Ainda não acreditam que N. Armstrong e os outros 11 astronautas das missões “Apolo” colocaram os pés na Lua.

Veja Também



Resumo da Net © 2018