O homen foi a lua ?

O fato ocorrido 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 realmente aconteceu ?

Milhares de espectadores estão com os olhos fixados na televisão. Mas aquelas imagens, que se tornaram históricas, seriam de fato verdadeiras?

O céu sem estrelas, as sombras convergentes que aparecem em algumas fotos, a bandeira tremulando num ambiente sem vento, a pegada perfeita da bota de Armstrong e a falta de uma cratera após a aterrissagem do módulo espacial são algumas das “anomalias” apontadas por Kaysing e repetidas por seus discípulos, entre eles Ralph Rene.

As imagens em preto e branco do primeiro astronauta andando na lua para muitos é mais uma superprodução hollywoodiana.

Na longametragem de ficção científica “Capricórnio Um” (1978), o cineasta Peter Hyams mostra a Nasa forjando uma missão e obrigando astronautas a serem cúmplices da farsa montada em torno de uma viagem espacial a marte .

Mas foi o programa “Conspiracy Theory: Did We Land on the Moon? (”Teoria de Conspiração: Nós Aterrissamos na Lua?”), exibido pela “Fox” em 2001, que trouxe novamente polêmica e a fez ser muito debatida em milhares de sites na internet.

Um ano depois, o documentário de ficção “Opération Lune”, produzido por William Karel, jogou mais lenha na fogueira.

Com imagens de arquivo reais tiradas de seu contexto original e misturando habilmente informações verdadeiras e falsas, Karel analisou de forma paródica a ipótese de que Nixon armou uma complexa trama para fazer o mundo acreditar que o “Apolo 11″ aterrissou na Lua.

Neste documentário, em que a viúva Stanley Kubrick dá um depoimento, dizendo que o diretor americano foi convidado por Nixon para criar a farsa do homem caminhando na superfície lunar.

O curioso é que, apesar de o fim do filme deixar claro o caráter fictício dos argumentos, muitos espectadores acabaram convencidos do contrário.

E não adiantou nada os cientistas, técnicos e interessados na história da exploração do espaço terem refutado, os “conspiradores” Ainda não acreditam que N. Armstrong e os outros 11 astronautas das missões “Apolo” colocaram os pés na Lua.

  • logicamente havia a necessidade de os EUA mostrarem algo grandioso ao mundo. Era o auge a guerra fria e a expansão da União Soviética fascinava muitos povos ao redor do munto enquanto o mundo capitalista debatia-se ainda com os efeitos da grande depressão. Claramente percebe-se que é uma farsa… como pode uma bandeira tremular em um ambiente sem ar ou atmosfera? de onde vem a luz para as sombras que se contrapõe… ora pra a direita, ora para a esquerda… É de se questionar tambem a qualidade da produção… como os produtores dessa tentativa de mostrar ao mundo que o imperialismo americano seria o caminho a ser seguido e imitado… Grande jogada de marketing.

  • Anonymous

    A BANDEIRA NÃO ESTÁ TREMULANDO . QUEM VIU O FILME VÊ QUE ELA ESTÁ PARADA EMBORA AMARROTADA . POR OUTRO LADO , A UNIÃO SOVIÉTICA E A CHINA , NA ÉPOCA INIMIGOS FIGADAIS DOS EUA E CONTANDO COM A MESMA TECNOLOGIA BÁSICA PARA OBSERVAR A LUA , NÃO DESMENTIRAM O FATO . SE FOSSE MENTIRA , JOGARIAM O DECADENTE OCIDENTE NO VENTILADOR , PORTANTO ESTA É A MAIOR PROVA DE QUE OS EUA CHEGARAM LÁ.

  • Eduardo

    Eu só questiono uma coisa: se foram realmente em 1969, com uma tecnologia comparada a de um relógio de pulso como a NASA mesma declarou, por que colocaram como objetivo voltar à lua até 2020? já deveriam estar morando lá com a tecnologia atual…

  • Impossível, que em 1969 com a tecnologia engatinhando, alguém conseguisse se manter mais do que 1 dia no espaço, quanto mais ir até a Lua. Fora tudo que mostraram das fraudes das imagens feitas na Lua, outra que ninguém sabe explicar. Como é que um foguete super pequeno, o mesmo que pousou na Lua, ia conseguir sair da Lua e depois navegar quilometros de volta até a Terra,cadê o combustivel ? ? tô cansado de ser enganado.

  • Na mesma onda está a história dos OVNIS, na verdade a área 51 como ficou conhecida essa área, era um laboratório de testes. Não que os EUA tivessem um disco voador. Na verdade eles estavam construindo um, só que não obtiveram nenhum exito, em manter esse tipo de aeronave no ar, abram seus olhos, não acreditem em tudo que vocês vêem na internet.