10 coisas que foram descobertos acidentalmente

10 coisas que foram descobertos acidentalmente

De picolés a super-cola. Dê uma olhada nas 10 coisas que foram descobertos acidentalmente.

Super Cola

Descoberto acidentalmente em 1942. Enquanto tentava desenvolver um polímero transparente, o Dr. Harry Coover criou um tipo de adesivo, o cianoacrilato.  Ele ignorou a substância adesiva durante 6 anos antes de perceber o seu potencial.
Super Bonder e um dos produtos contendo cianocrialato que são comercializados como colas instantâneas de ampla utilidade.

Corantes Sintéticos

O primeiro corante sintético foi descoberto por um feliz acaso. No ano de 1856, William Henry Perkin realizava estudos buscando sintetizar a quinina utilizada no tratamento da malária. No entanto, ao tentar limpar o frasco com álcool, observou que o sólido, proveniente da reação, se dissolvia e deixava o álcool roxo. O jovem químico acabava de produzir o que seria o primeiro corante sintético, que chamou de mauveína ou púrpura de anilina. 

Teflon

10 coisas que foram descobertos acidentalmente

Descoberto acidentalmente em 1938. Roy J. Plunkett foi coletar em um recipiente, tetrafluoretileno congelado que seria usado na produção de um gás refrigerante. Quando ele abriu o recipiente para remover uma certa quantidade do material, nada conseguiu retirar. Foi verificar o porquê, e descobriu que havia-se formado um pó branco que não aderiu ao recipiente. O tetrafluoroetileno do recipiente tinha se polimerizado a Politetrafluoroetileno (teflon), um sólido ceroso com surpreendentes propriedades como resistência à corrosão, superfície de baixa fricção e alta resistência ao calor.

Mola Maluca

Pouca gente sabe, mas este brinquedo foi inventado por acaso em 1943. Enquanto trabalhava num estaleiro de navios de guerra, o engenheiro Richard James esbarrou numa mola torcida. A mola caiu da prateleira sobre uns livros, depois sobre a mesa e em seguida no piso, onde ficou a balançar como esperando novas instruções. Ele disse a sua esposa: “Acho que podemos fazer um brinquedo desta mola.” O casal tomou um empréstimo de US$500 para fabricar o primeiro lote de 400 unidades. Desde então, foram vendidas mais de 300 milhões de unidades. 




Fornos Microondas

Descoberto acidentalmente em 1945. Percy Spencer estava testando um magnetron para aparelhos de radar, quando notou que uma barra de chocolate em seu bolso havia derretido. Ele descobriu  que o microondas tinha cozinhado seu doce. Surgia assim o forno microondas, uma invenção indispensável em qualquer cozinha moderna. 




Sacarina

Descoberto acidentalmente em 1879. Constantino Fahlberg não lavou as mãos depois de trabalhar com alcatrão de carvão. Os produtos químicos em suas mãos fez com que os alimentos ficassem com gosto doce e assim a sacarina nasceu.


velcro

Descoberto acidentalmente em 1941. George de Mestral notou que havia sementes presas nas suas calças e no pelo do seu cão.  Ele descobriu que essas sementes tinham ganchos pequenos e de lá ele teve a ideia do velcro.



Marcapasso implantável


Descoberto acidentalmente em 1958. Wilson Greatbatch instalou um  resistor errado em um oscilador criado para registrar sons do coração. O circuito resultou em pulsadas com a mesma taxa de uma pulsação humana.


penicilina

A Penicilina foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming, no seu laboratório no Hospital St Mary em Londres, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor Penicillium, e que em redor das colônias do fungo não havia bactérias. Ele demostrou que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida, a penicilina.

 

picolés

10 coisas que foram descobertos acidentalmente

Descoberto acidentalmente em 1905. Frank Epperson tinha 11 anos quando ele esqueceu no quintal um copo de refresco com uma colher dentro durante uma noite de inverno.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *