Isto é o que acontece quando uma agulha de tatuagem perfura a pele

Isto é o que acontece quando uma agulha de tatuagem perfura a pele-Resumo da Net (4)

Destin Sandlin, apresentador do canal Smarter Every Day no YouTube, recentemente dedicou um episódio para explorar um tema interessante: a ciência da tatuagem.

O vídeo explora alguns aspectos diferentes de tatuagem, incluindo os mecanismos que as máquinas usam para injetar tinta na nossa pele. Confira:

O modo como funciona a máquina de tatuagem é surpreendentemente simples: quando o circuito está ligado, um par de bobinas magnéticas (os dois cilindros grandes) criam um campo magnético, puxando uma barra de ímã para baixo e empurrando a agulha. Quando a barra de ímã é puxada para baixo, em seguida, é interrompido o circuito, fazendo com que ela volte para cima através de uma mola. Isto faz com que a agulha vá para cima e para baixo em um ritmo muito rápido.

Isto é o que acontece quando uma agulha de tatuagem perfura a pele-Resumo da Net (1)

 

Sandlin também obteve permissão para filmar alguém sendo tatuado em câmera lenta. Abaixo está um tatuador trabalhando com uma agulha de sombreamento – um grupo de sete agulhas que mergulham para baixo em uníssono.

Isto é o que acontece quando uma agulha de tatuagem perfura a pele-Resumo da Net (3)

 

Quando as agulhas rompem a pele, elas conduzem a tinta para a derme (a camada de pele um pouco abaixo da superfície). Em última análise, a tinta é permanente por causa de uma peculiaridade do sistema imunológico humano: O corpo responde à ferida com células brancas do sangue que tenta engolir e retirar os invasores, mas as partículas de tinta são simplesmente demasiadas grandes para serem comidas.

Para um olhar ainda melhor, Sandlin filmou o processo em 3200 quadros por segundo. Veja:

Isto é o que acontece quando uma agulha de tatuagem perfura a pele-Resumo da Net (2)

Fonte