Primeiro transplante de cabeça humana da história!

O russo Valery Spiridonov será o primeiro humano a ter a cabeça transplantada.

Pode até parecer história de um filme de ficção científica, mas isso é real e já tem data marcada! Em dezembro deste ano, ocontecerá um feito histórico para a humanidade e ciência, o primeiro transplante de cabeça humana da história. A cirurgia será liderada pelo neurocirurgião italiano Sergio Canavero, e custará 20 milhões de dólares.

Um homem russo de 30 anos, chamado Valery Spiridonov, está com síndrome de Werdnig-Hoffman em fase terminal (uma doença rara que causa atrofia muscular). O russo será a primeira pessoa a passar por um transplante de cabeça no mundo.

Não tendo nada a perder e com a cirurgia sendo a sua única chance de ter um corpo saudável, Valery Spiridonov resolveu arriscar e se voluntariou para a cirurgia.

O processo de transplante contará com a presença de 150 profissionais, que trabalharão por 36 horas, como planejado. Durante o transplante, os médicos removerão a cabeça de Spiridonov para anexá-la adequadamente ao corpo do doador. A cabeça será congelada a -15ºC, enquanto os cirurgiões conectam aa medula espinhal ao novo corpo, que também estará congelado. Essa deverá ser a parte mais delicada do procedimento.

A expectativa é positiva quanto a saúde física do paciente, mas alguns cientistas acreditam que o transplante de cabeça pode causar insanidade mental. Pensando nisso, Spiridonov já está sendo preparado por um sistema de realidade virtual, desenvolvido exclusivamente para o transplante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *