Por que os personagens da Disney só têm 4 dedos nas mãos

Se você é fã dos desenhos da Disney, certamente já deve ter notado que a maioria dos personagens têm somente 4 dedos nas mãos. E isso não é porque esqueceram de desenhar o dedo que falta. Na realidade, isso é feito propositalmente e tem uma explicação.

 

 

Vale da Estranheza

Conforme a hipótese conhecida como vale da estranheza, algum ser que se pareça e haja como um ser humano, mas que não seja uma cópia exata de um humano, provoca estranheza e repulsa aos nossos olhos. Um robô com estas características, por exemplo, parece assustador e repugnante provavelmente devido às leves diferenças com relação a nós, humanos.

Por esse motivo, a maioria dos personagens dos desenhos animados só têm 4 dedos nas mãos, pois eles ficam mais atraentes para nossos olhos quando se tornam menos realistas.

Evidentemente essa regra não se aplica a personagens humanos, como, por exemplo, princesas e príncipes.

Estética

Essa tradição de personagens com 4 dedos no lugar de 5 começou com o teatro de marionetes. Quando os criadores dos bonecos notaram que uma mão grande com cinco dedos não ficava muito natural, além de ficar com uma aparência feia. Por isso, passaram a fazer personagens com 4 dedos.

Segundo palavras do próprio Walt Disney, as mãos do Mickey Mouse com 5 dedos teriam uma aparência ridícula, se parecendo mais com um cacho de bananas.

Patas de Animais

Já em personagens da Disney que são animais antropomórficos — com características humanas, suas “mãos” são parecidas com as patas dos animais. Como por exemplo, a pata de um gato, onde vemos apenas 4 dedos, enquanto o quinto permanece escondido aos nossos olhos.

Fonte: Incrível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *