Conheça o Aerogel – O material que parece ter saído de um filme de ficção científica

O aerogel parece um material típico dos filmes de ficção científica. Na realidade, esse material não tem nada de futurista, pois existe desde 1930 quando o cientista Steven Kistler substituiu a água presente em uma gelatina por um gás.

A descoberta do aerogel, um dos materiais mais leves e menos densos do mundo, começou com uma pequena brincadeira entre dois cientistas. Desafiado pelo colega Charles Learned, o engenheiro químico Steven Kistler apostou que conseguiria substituir a água existente em uma gelatina por algum gás, sem fazer com que o volume dela diminuísse.

O aerogel é um material sólido composto por até 99,98% de ar com densidades muito baixas. Quando olhamos para fotos e vídeos do aerogel, fica difícil não imaginar que aquele material tenha saído de um filme de ficção científica. Para começar, ele tem uma aparência translúcida, de cor um pouco azulada. Porém, se posicionado contra a luz, ele fica alaranjado. Além disso, o material pode ser manipulado para que se torne totalmente transparente.

Além de ser muito resistente, ele possui uma alta absorção de líquidos e são eficientes isolantes térmicos. O vídeo abaixo ilustra bem a situação:

Aerogel e água

Conheça o Aerogel – O material que parece ter saído de um filme de ficção científica:

Fontes: 1/2