7 dicas para desentupir o nariz que realmente funcionam

Ficar com o nariz entupido é sempre algo desagradável, atrapalha a comer, a respirar, a fazer as atividades do dia a dia e até mesmo a falar, já que nos deixa fanhos.

Mas a boa notícia é que, existem técnicas que podem te ajudar a desentupir o nariz de forma rápida e sem a ajuda de remédios descongestionantes.

Na lista abaixo você pode conferir algumas formas bem eficientes de desentupir o nariz e que podem livrar você, literalmente, do sufoco, quando seu nariz não estiver dos melhores.

 

Confira 7 dicas para desentupir o nariz que realmente funcionam

 

1. Massageie o ponto entre as sobrancelhas

Durante 1 minuto, massageie o ponto que destacamos em vermelho, entre as sobrancelhas. Essa massagem é muito eficiente sobre a mucosa do nariz, impede a secura, a inflamação dos seios da face e tem efeito profilático, ou seja, como uma medida preventiva de enfermidades.

2. Massageie os pontos nas asas do nariz

Use os dedos indicador e médio para fazer uma leve pressão, em movimentos circulares, nas asas do nariz. Faça isso por um ou dois minutos. Isso funciona para abrir os canais nasais e deixa a tarefa de assoar o nariz bem mais fácil.

3. Massageie o ponto entre o lábio e o nariz

Como você vê na foto, existe um outro ponto estratégico entre o lábio superior e o nariz, que ajuda a desentupir o nariz. Com movimentos suaves, massageie esse ponto por dois ou três minutos, para ajudar a aliviar o inchaço no nariz.

4. Aqueça a ponta do nariz

Aqueça um lenço ou uma toalha no microondas ou mergulhando em água quente. Deixe esfriar até uma temperatura agradável à pele e deixe alguns minutos sobre a ponta do nariz.

O calor fará com que o muco se torne mais líquido e vai deixar o trabalho de assoar o nariz muito mais fácil. Para terminar, lave os seios nasais com solução salina.

5. Lavagem nasal

Adicione uma colher de café rasa de sal em 1 copo pequeno, de 200 ml, de água à temperatura ambiente. Misture bem até que o sal esteja todo dissolvido e despeje a solução num bule ou em uma bombinha própria para fazer lavagens no nariz de crianças. Essa última opção pode ser encontrada facilmente em farmácias.

Para fazer a lavagem nasal, você precisa introduzir o bico do bule ou da bomba na narina que estiver entupida. Então, é só inclinar um pouco o tronco para frente e gire, ligeiramente, a cabeça para o lado do bule. A água deve entrar por uma narina e sair pela outra naturalmente, apenas com a força da gravidade. Deixe a água sair completamente depois da aplicação, sem assoar o nariz.

OBS: Esta técnica não é indicada em casos agudos de sinusite.

6. Use o umidificador de ambiente

Quando a umidade cai, normalmente abaixo de 40%, a mucosa também resseca e o nariz fica entupido, deixando a respiração mais difícil. Nesses casos, um umidificador é o ideal, já que vai hidratar o ambiente e deixar a tarefa de respirar mais fácil.

Isso impede complicações bacterianas que podem ser causadas caso o muco fique travado nas narinas, devido a baixa umidade.

7. Faça exercícios físicos

No caso de nariz entupido por sintomas alérgicos, o melhor, além das técnicas listadas antes, é deixar o sedentarismo. Quando o ritmo cardíaco aumenta, o corpo aquece e o muco no seu nariz fica mais líquido e mais fácil de assoar.

Conforme especialistas, 15 minutos de exercícios físicos já não suficientes para melhorar o espirro alérgico. Mas, claro, isso não substitui seus remédios ou a necessidade de ficar longe dos fatores que despertam sua alergia.

Fonte: Incrível, Saúde no Clique, Segredos do Mundo