7 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego para avaliar sua inteligência emocional

Assim como as pessoas, as empresas também possuem diversos valores e culturas. A inteligência emocional é um fator importante na hora de avaliar um candidato a determinado emprego.

A seguir, estão 7 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego para que podem identificar o seu nível de inteligência emocional e serem muito reveladoras. Confira:

1 – Quem te inspira e por quê?

A resposta que você der proporcionará ao entrevistador uma ideia de quem o entrevistado tem como referência na vida. A resposta também pode destacar os tipos de padrões comportamentais que o entrevistado respeita. Por isso, tenha boas referências de pessoas de sucesso que sejam éticas, com pensamentos produtivos e de crescimento.

2 – Se você começasse uma empresa amanhã, quais seriam seus três melhores valores?

Todo bom relacionamento começa com a confiança e os valores alinhados. Insights sobre as prioridades de uma pessoa são muito importantes. Por isso, seja uma pessoa que tenha valores bem trabalhados, como honestidade e integridade.

3 – Se as prioridades das empresas mudassem, como você ajudaria sua equipe a entender e aplicar os objetivos mudados?

Mudança de prioridades acontecem em todas as empresas e em todos os empregos, por isso, seja flexível e possua habilidades para ajudar a realizar mudanças. Esteja motivado e empático. Essas habilidades mostrarão que você busca trabalhar melhor em equipe com outros funcionários.

4 – Você construiu amizades duradouras enquanto trabalhava em outro trabalho?

Demora um tempo para que as pessoas criem relacionamentos – e ser capaz de fazê-lo é um sinal de inteligência emocional sólida. Uma amizade duradoura diz que os relacionamentos e o cuidado com as pessoas são importantes para o entrevistado.

5 – Que habilidade ou experiência você sente que ainda está faltando?

A curiosidade e o desejo de aprender são sinais vitais de que um potencial funcionário quer melhorar em algo. Pessoas que tem dificuldades com esta questão são as pessoas que pensam que já sabem tudo. Este é o tipo de pessoa que você não deve ser. Olhe para si e reconheça seus próprios limites; se algo está faltando pode ser trabalhado. Por isso, busque ser honesto no que você pode melhorar em si, isso mostrará muito caráter ao entrevistador.

6 – Você pode me ensinar algo?

A resposta de um candidato a essa pergunta pode revelar várias qualidades:

– Se a pessoa está disposta usar o tempo para pensar antes de falar.

– Se o candidato tiver a habilidade técnica de explicar algo a uma pessoa menos conhecedora do assunto.

– Se o candidato faz perguntas empáticas para a pessoa que está sendo ensinada, como “Isso faz sentido?”

7 – Quais são os três principais fatores que você atribui ao seu sucesso?

A resposta a esta pergunta pode determinar se você é uma pessoa altruísta ou egoísta. Quando perguntado sobre seu próprio sucesso, analise se você diz “eu, eu, eu” ou se fala “a equipe” ou “nós”.

Procure ser um membro que joga em equipe que traz algo positivo para a empresa. Você pode ser a pessoa mais inteligente da sala, mas se você não é agradável de se trabalhar junto e ser aberto a ideias alheias, é porque está mais preocupado com seu próprio sucesso do com o da empresa – o que claramente, incluiria você, caso esteja trabalhando nela.

Fonte: Mistérios do Mundo