Estes sons te incomodam? Então pode ser que você sofra de misofonia!

Você sabe o que é ‘misofonia’? Talvez você até sofra com isso, mas nem ao menos sabia qual era o nome desse transtorno, que é muito comum nos atuais dias de hoje.

A misofonia (miso=aversão, ódio) + (fonia=som), Síndrome de Sensibilidade Seletiva a Sons, é uma condição na qual a pessoa reage de forma intensa e negativamente a pequenos sons que a maior parte das pessoas não reparam ou não dá significado. A pessoa se sente muita irritada ou com pânico de ouvir barulhos simples como o pingar de uma torneira, cliques constantes de uma caneta ou o som repetitivo de alguém balançando as pernas, por exemplo.

A misofonia não deve, contudo, ser confundida com hiperacusia que é um aumento da acuidade auditiva, às vezes causando dor física.

Hiperacusia e misofonia são enfermidades relacionadas à  redução de tolerância de som. No entanto, hiperacusia é uma enfermidade cuja informação auditiva é considerada insuportável. Já na misofonia, ocorre uma repetição ou padronização de sons, os quais são intoleráveis.

Agora que você já sabe o que é misofonia, veja se você se identifica com algumas dessas situações e descubra se você sofre deste transtorno.

Estes tipos de sons te incomodam muito? Então pode ser que você sofra de misofonia!

Escutar alguém assoando o nariz.

 

Desistido de ir ao cinema com o love só para não ter que ouvir a sessão de mastigação em grupo.

 

Ter aquela vontade secreta de por amortecedores nos teclados dos amigos.

 

Cortar as unhas enormes de quem faz isso.

 

Os banheiros tem portas, sabiam?

 

Beyoncé, você é uma Diva, mas por favor, não masca chiclete.

 

Coisas crocantes, jamais.