Ok, Google: 7 coisas interessantes que você pode fazer com o Google Assistant

Há alguns meses o Google lançou para todos os dispositivos com o Android 6.0 ou superior, o Assistent, ou simplesmente assistente, o substituto do Google Now. O assistente pessoal do Google consegue analisar dados do aparelho, das suas contas do Google e da sua região para dar respostas e sugestões ao comando da sua voz. Com mais rapidez nas respostas e mais inteligente, o Google Assistant ainda está mais interativa e capaz de fazer algumas coisas bem surpreendentes.

 

Comando Ok, Google

O Google Assistant manteve do antigo recurso a frase “Ok, Google” como comando de voz,  porem as funções agora são muito mais completas e divertidas.

E para mostra o que esse novo assistente é capaz de fazer, mostraremos nesta lista, algumas funções legais e interessantes que você pode fazer com o Google Assistant usando o comando Ok, Google.

 

Ok, Google: 7 coisas interessantes que você pode fazer com o Google Assistant

 

1 – Tire dúvidas sobre qualquer coisa

Além de mostrar o principal artigo do Google com a resposta da sua questão, ele ainda pode ler o trecho principal e responder de maneira rápida e sucinta.

Ele ainda permite que você leia mais sobre o assunto e pergunte sobre outros fatos relacionados ao tema.

 

2 – Escolha como quer ser chamado

Uma das características interessante do Ok, Google é que ele se comunica oralmente com os usuários, deixando assim a relação entre o assistente e o dono do celular mais “humana” e com naturalidade para certos contextos.

Você pode pedir para o Assistant lembrar de alguma coisa sobre você, como uma preferência ou até um apelido, e ele vai lembrar dali em diante. Como por exemplo, contar para o assistente sua cor favorita, como quer chamar um contato de sua agenda e informar por qual apelido ou nome especial você gostaria de ser chamada.

 

3 – Pesquise sobre o que é exibido na tela

No Google Now era possível fazer pesquisa contextual, que levava em conta o conteúdo exibido na tela para prover resultados interativos e mais ágeis.

Esse recurso foi aprimorado no assistente Ok, Google, e agora pode ser acessado ao pressionar o botão “What’s on my screen?” na tela de início do novo assistente.

 

4 – Ative ou desative funções do seu Android

Ao dizer o comando Ok, Google, você pode pedir ao seu assistente para ativar e desativar algumas funções do seu sistema operacional. Porem, pelo fato de as funções do Android serem diferentes e mudam de acordo com cada smartphone, pode ser que o Assistant não entenda muito bem os seus comandos.

Mas, ele ainda é capaz de entender comandos simples, como pedir para enviar mensagens pelo WhatsApp ou até visar em determinado horário sobre determinada coisa, por exemplo.

 

5 – Capture a tela mais rápido

O Google Assistant pode capturar sua tela e salvar a imagem, automaticamente, na sua galeria de imagens.

Além disso, ele gera uma screenshot muito mais limpa e sem elementos da interface. Elementos como a barra de status e de navegação, por exemplo, não aparecerão na tela capturada, dando assim mais destaque para o conteúdo que realmente deve ser exibido.

 

6 – Use o assistente offline

Ao contrário da Siri, o Google Assistant não perde todas as suas capacidades ao ficar sem conexão com a internet.

Mesmo offline ele ainda pode abrir aplicativos, navegar por áreas salvas no Google Maps e realizar determinadas alterações, como ativar alarmes e desligar os sons do dispositivo.

 

7 – Divirta-se com o Google Assistant

Se você pedir para o assistente do Google contar uma piada, relatar um fato interessante, jogar algum jogo contra você, ele o fará sem pestanejar.

O Google vende o Assistant como mais interativo e inteligente que qualquer outro assistente, inclusive o Google Now. Caso você pergunte sobre determinado assunto ou frequentemente peça piadas, o aplicativo memoriza a sua preferência e passa a fazer isso por conta própria.