Sem categoria

10 fatos que você não sabia sobre Os 10 Mandamentos

Os 10 Mandamentos

O site oracoesfortes.com.br fez um artigo bem completo falando sobre os 10 Mandamentos, então resolvemos fazer um post com algumas curiosidades sobre o assunto.

Dez coisas que você não sabia sobre os 10 Mandamentos:

1. Judeus e cristãos numeram os mandamentos de maneira diferente. A razão é que “Dez Mandamentos” no hebraico original literalmente lê “Dez Declarações”. Portanto, os judeus contam a primeira declaração, que é “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão.”, como o primeiro mandamento.

2. Sem Deus, os dez mandamentos e a moralidade em geral são apenas uma lista de regras arbitrárias. A menos que exista uma Autoridade Superior (Deus) por trás dos Dez Mandamentos, tudo certo e errado são apenas opiniões e crenças pessoais, sujeitas a mudanças.

3. O Segundo Mandamento (de acordo com a tradição judaica): “Não terás outros deuses além de mim.”, não se refere simplesmente aos ídolos de pedra da época de Moisés. “Outros deuses” são qualquer coisa que “adoramos” mais que Deus – dinheiro, poder, etc.

4. O Terceiro Mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão”, é muitas vezes interpretado como dizendo algo como “Oh meu Deus!” No entanto, a tradução hebraica literalmente diz: “Não carregam o nome do Senhor em vão”, significando não cometa mal em nome de Deus.

5. O Terceiro Mandamento também é o único mandamento que, quando violado, Deus nunca perdoa.

6. A civilização ocidental – que desenvolveu direitos humanos universais, criou a igualdade das mulheres, acabou com a escravidão e criou a democracia – não teria sido desenvolvida sem os dez mandamentos.

7. O Quarto Mandamento, “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo”, talvez tenha feito mais bem pra humanidade do que qualquer outro mandamento. Durante a maior parte da história, a vida consistia predominantemente em trabalho, e os seres humanos eram essencialmente burros de carga. Esse mandamento mudou isso, insistindo para que as pessoas parassem de trabalhar um dia em cada sete para descansar, fortalecer relacionamentos e aproveitar a vida.

8. Em nossa cultura , o Quinto Mandamento, “Honra a teu pai e a tua mãe”, não é amplamente enfatizado. Muitos pais se opõem a “honrar”, uma vez que implica uma figura de autoridade, uma ideia que é frequentemente rejeitada. Em vez disso, eles querem ser amados, não honrados, por seus filhos. Isso ameaça a estrutura da família e faz as crianças acreditarem que são o seu próprio chefe, um equívoco perigoso que os prejudicará no local de trabalho, no casamento e na visão de mundo.

9. A verdade, e seguindo o nono mandamento, “Não darás falso testemunho contra o teu próximo”, é o valor mais importante da sociedade. Bondade e compaixão podem ser os valores mais importantes na esfera pessoal, mas na esfera social, a verdade é mais importante. Praticamente todos os grandes males sociais, como a escravidão, o nazismo e o comunismo ditatorial, foram baseados em mentiras.

10. Os dez mandamentos não são uma lista de regras. Os mandamentos provam que Deus quer que a humanidade seja livre: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão”. Seguir os mandamentos realmente nos liberta das terríveis conseqüências do pecado, tornando nossa vida melhor.

Fontes: Wikipedia, Orações Fortes, Crosswalk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *